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Entrega do KIT's dos PSE a Comunidade de Vila Fátima

Edição de 15/03/2012

Aconteceu nesta manhã de quinta-feira (15) a entrega de Kits para o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola PSE do município de Tracuateua.




A solenidade de entrega aconteceu numa Escola Municipal onde compareceram os diretores da escola beneficiada da rede pública municipal.


Procederam a entrega o Prefeito Nelson Pinheiro, as Secretárias Eliane Casseb (Saúde) e Eva Matos (Educação), além da sua coordenadora do programa Rejane Brandão (PSE).


Os kits entregues para as Unidades de Ensino (Escola) são compostos de : 1 (uma) Balança Portátil, 1 (um) Estadiômetro Fixo, 1 (um) Estadiômetro Movel (medidor de altura), 1 (um) Macromodelo Odontológico (Kit Bocão) e 1 (um) Infatômetro.


Também foram entregues kits para as Equipes de Saúde da Família composto de: Balança Eletrônica Portátil, Estadiômetro Portátil, Infantômetro(mede a altura da criança deitada), Macromodelos Odontológicos (Kit Bocão).


Equipes de Saúde da Família beneficiadas: PSF Vila Fátima e Manoel dos Santos.


A Secretária Eliane Casseb usou da palavra para saudar a todos os diretores e alunos para dizer da importância da união das secretaria de Saúde e Educação. Relatou as atividades que serão desenvolvidas nas escolas e pediu a colaboração de todos.


O Prefeito Nelson Pinheiro disse está muito feliz por esse trabalho e ressaltou que Educação e Saúde andam juntas. Se todos vocês se empenharem teremos crianças mais felizes e saudáveis e no futuro adultos bons – finalizou.


A secretária de Educação Eva Matos por sua vez destacou a importância da utilização do material. Chamou a atenção para que não deixem de lado como alguns fazem com uma gama de materiais didáticos que chegam e ficam sem uso. Disse do valor do kit e a necessidade de sua utilização e preservação.


Apos as falas e explicações os diretores e coordenadores das unidades de saúde receberam os referidos kits.

Fotos: Alex Caldas

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Sobre o Programa


O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.


O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).


No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.


A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.


Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.


Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:


a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;


b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;


c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;


d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;


e) Monitoramento e Avaliação do Programa.


Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:


(1) Trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;


(2) Permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e

(3) Promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.


Fonte: JT Online e SEMS.

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